Desenvolvimento Organizacional

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Acerca do Autor

Sobre o autor

Enviar por E-mail Versão para impressão

João A. Marques Pinto é engenheiro informático especialista em Desenvolvimento Organizacional e Sistemas de Gestão, tendo criado modelos próprios de diagnóstico, concepção e desenvolvimento baseados nos conceitos do Prof.Eric Flamholtz da Universidade da California Los Ângeles (UCLA) e  de metodologias de Implementação de Processos  de normas ISO 9001. O estudo do impacto da envolvente ambiental das organizações e dos problemas relacionados com o seu crescimento, a liderança, a cultura e preparação do futuro constituem competências específicas destes modelos que o autor estudou e  verificou durante a sua vivência em empresas onde exerceu a sua actividade ou onde exerceu funções de apoio.

Desempenhou as suas actividades profissionais em Portugal e no estrangeiro em empresas de grande dimensão nas Indústrias de Extracção e Produção Petrolífera,  Liquidificação de Gás e Construção Civil. Para elas  desenhou e implementou Sistemas de Informação dos mais variados sistemas de gestão sendo igualmente responsável pelo desenho e implementação de Sistemas da Qualidade e Processos de Gestão em organizações ligadas à Formação Profissional, Exploração Florestal e Restauração Colectiva onde desenvolveu programas de HACCP, normalização de critérios de medição da Segurança Alimentar e de Qualificação dos estabelecimentos de retalho da restauração (Programa Selecção).

É Mestre em Gestão de Empresas com um MBA do INDEG-IUL  ISCTE tendo sido um regular colaborador de artigos da secção de Economia na Revista de Energia do Ministério da Energia e Petróleos de Angola. Como investigador no âmbito da sua passagem pelo INDEG-IUL  ISCTE verifcou os modelos do Professor Eric Flamholtz no sector da Industria Metalúrgica de Produção de Bens de Equipamentos em Portugal e concluiu pelo reforço do impacto positivo da correcta aplicação destes modelos no sucesso empresarial à imagem do que já tinha sido verificado nos estudos efectuados nos Estados Unidos da América.